JN Fraldas
Fale com a JN Fraldas (11) 3312-4040 | 3777-9090 | (11) 3777-6815 Siga nossas redes sociais

Blog

Blog

Cuidados com o bebê

2 de agosto de 2021
Compartilhe:

Cuidar de um bebê não é nada fácil. Seja para os pais de primeira viagem ou para os já experientes, é uma missão prazerosa, mas que requer bastante atenção e dedicação.

Neste texto, reunimos algumas dicas de saúde para o bebê e outras que podem facilitar a rotina da família e especialmente dos pais, mães ou responsáveis por esta nova vida que está apenas começando.

Alimentação
O único alimento necessário até os seis meses é o leite materno ou fórmula. Caso tenha optado pela fórmula, atente-se para a escolha de uma mamadeira de qualidade e com bico ortodôntico, que é o tipo mais indicado.

Após os seis meses de vida, os bebês já podem iniciar a alimentação com alimentos sólidos. As papinhas e as frutas são bastante indicadas para esta nova etapa. É importante também contar com os utensílios adequados, conforme a idade do bebê.

Banho
Além de relaxante para o bebê, o banho é um momento de bastante interação. Para que este momento seja agradável e proveitoso, deixe tudo pronto antes de despir o bebê. Escolha o cômodo onde a banheira ficará montada e certifique-se de que todos os itens necessários estejam à mão, como toalha, shampoo e sabonete, entre outros. Dessa forma, você evita que o bebê fique sem roupas por mais tempo que o necessário e se resfrie. Especialmente, se for recém-nascido, o melhor é manter o cômodo escolhido para o banho fechado. Outra questão muito importante é a temperatura da água, que deve ser levemente morna, entre 36 e 37 graus, uma vez que a pele do bebê é muito sensível.
Para encher a banheira, coloque a água fria. Depois acrescenta a água quente. Não esqueça de mexer bem ás águas, para que não sejam formados pontos de água mais quente. A respeito da quantidade de água, altura do umbigo do bebê sentado é uma boa medida.

Banho de sol
Como já mencionado, a pele do bebê é muito sensível. Por isso, os melhores horários para exposição ao sol são: antes das 10h e após as 16h, e sempre em períodos curtos, que variam de cinco a dez minutos (bebês com até seis meses).

Sono
Os recém-nascidos podem dormir até 20 horas por dia, em períodos fracionados, que variam de duas a quatro horas ou sonecas de alguns minutos. Esse período vai se reduzindo ao passar do tempo. A partir de 2 a 3 meses, já é possível dar início a uma rotina. Ao cair da noite, por exemplo, minimize a movimentação da casa, diminuindo barulhos e luzes, para o bebê a entender que a noite é o período de descanso da família. É importante também que o local de descanso do bebê seja calmo e tranquilo.

A posição do bebê é outro aspecto muito importante. Entidades como a Academia Americana de Pediatria e a Sociedade Brasileira de Pediatria recomendam que o bebê seja colocado de barriga para cima, do nascimento até completar o primeiro ano de vida. Isso reduz o risco de morte súbita, engasgo ou sufocamento.

Sobre o berço, prefira sempre os que possuem certificados de segurança do Inmetro. É recomendado ainda que não sejam colocados travesseiros, protetores e bichos de pelúcia. O colchão deve ser firme e permitir que o lençol fique bem esticado e preso, e não solte com os movimentos do bebê.

Vacinação
Além das consultas periódicas ao pediatra, a vacinação é outra rotina que deve ser seguida à risca. O calendário de vacinação 2021 da Sociedade Brasileira de Pediatria já está disponível e detalha períodos e vacinas que devem aplicadas do nascimento até a adolescência. Certifique-se sobre os dias e horários de atendimento da unidade básica de saúde mais próxima de sua casa para que o bebê receba todas as vacinas necessárias de acordo com o crescimento dele.
________________________________________________
Fonte de consulta:
Maternidade Santa Joana e Sociedade Brasileira de Pediatria

Sobre a JN Fraldas
Há 25 anos no mercado, é uma das maiores distribuidoras de fraldas e produtos de higiene e cuidados pessoais do país, com três unidades em São Paulo. Através de sua loja virtual (www.mensashop.com.br) atende todo o Estado de São Paulo, de maneira personalizada e pagamento facilitado (boleto ou cartão de crédito).