2
Fale com a JN Fraldas (11) 3312-4040 | 3777-9090 | (11) 4280-7232 Siga nossas redes sociais

Dúvidas que as mulheres tem no início da gestação.

testepositivo
16 de agosto de 2017
Compartilhe

Por Patrícia Azevedo em 01/03/2016 –

Olá gravidinhas, fiz uma pesquisa em alguns sites sobre as primeiras dúvidas quando pegamos o teste positivo de gravidez e separei as principais de acordo com as perguntas que sempre recebo das leitoras, vejam:

Qual é a diferença entre o Ginecologista e o Ginecologista Obstetra?

Muitas mulheres ainda tem essa dúvida, principalmente as que nunca engravidaram, por isso coloquei essa questão aqui na relação.

O ginecologista é responsável por cuidar da saúde da mulher. Segundo informações da Associação de Obstetrícia e Ginecologia de São Paulo, a mulher deve procurar um ginecologista assim que inicia uma vida sexualmente ativa.

O ginecologista obstetra, por sua vez, é o médico que cuida da mulher quando ela pretende ter um filho ou quando já está grávida. A partir do momento em que a mulher souber que está grávida, é importante seguir as recomendações do seu médico em relação aos cuidados com a alimentação, as mudanças no corpo e uma série de outros fatores.

Quando devo  iniciar o pré-natal?  

 Assim  que você confirmar sua gravidez, poderá procurar o obstetra para iniciar o  pré-natal. Quanto mais cedo, melhor, pois a datação certa da gravidez depende  de se realizar um ultra-som precoce. A idade gestacional calculada de forma  adequada evita que se realizem partos antes do tempo e que seu bebê nasça  prematuro. Além disso, não se perde a oportunidade de se diagnosticar doenças  que podem ser tratadas, como a toxoplasmose e a sífilis, e evitar a transmissão  vertical (de mãe para filho) do vírus HIV.

Por que a gravidez é contada em semanas?

A gravidez dura 40 semanas. (9 meses)

A explicação é porque como na maioria das vezes não dá para saber exatamente que dia aconteceu o encontro entre o óvulo e o espermatozóide, os médicos resolveram começar a contagem sempre a partir do primeiro dia da última menstruação. É claro que você não engravidou no primeiro dia da última menstruação. Mas é a partir desse dia que começa a contagem de 40 semanas, portanto a contagem oficial, dos médicos começa antes mesmo da mulher engravidar. É esquisito, mas é assim que o padrão foi estabelecido.

Mas e se a mulher não souber o dia da sua última menstruação? Nesse caso, a solução é fazer um ultrassom, pois no exame dá para medir o tamanho do embrião (ou do saco gestacional), e essas medidas darão uma boa ideia ao médico de há quanto tempo a gravidez começou. Isto pode acontecer a mulheres com o ciclo menstrual irregular.

Como eu sei de quantas semanas x meses estou? Como faço esse cálculo?

Para calcular a idade gestacional e saber em que semana e mês da gestação está, basta saber a Data da Última Menstruação (DUM) e contar em um calendário quantas semanas existem até à data atual. Além disso, o cálculo da idade gestacional pode ser feito de outras 3 formas, considerando:

  1. Quantidade de Beta HCG no sangue;
  2. Altura uterina, após a 12ª semana de gestação e
  3. Ultrassonografia solicitada pelo ginecologista.

O médico também pode indicar a idade gestacional corrigida que é a data sugerida na ultrassonografia realizada no início da gravidez e indicar com exatidão de quantas semanas a mulher está grávida e qual será a Data Provável do Parto.

A tabelinha abaixo mostra de quantas semanas x meses você esta.

tabelagestacional

Estou grávida e com corrimento vaginal. O que pode ser? Isso é grave? A secreção vaginal normal é fluída, em pequena quantidade, com aspecto de clara de ovo, sem odor e sem coceira. Na gravidez, essa secreção aumenta devido aos hormônios e pode causar uma sensação de umidade constante. Todos os corrimentos com características diferentes dessas não são normais e devem ser avaliados pelo ginecologista para o adequado tratamento. Os corrimentos infecciosos podem causar contrações do útero (sensação de cólicas), rotura prematura da bolsa de águas e trabalho de parto prematuro, e por isso devem ser tratados. Converse com seu obstetra.

Estou grávida e tive um pouco de sangramento. O que pode ser isso? No início da gravidez, é comum ocorrer sangramentos em pequena quantidade, às vezes de cor escura, devido à acomodação do bebê no útero. Se o sangramento persistir ou se for em maior quantidade, pode ser uma ameaça de aborto. Informe seu obstetra, que pedirá um ultra-som para avaliar se está tudo bem. Sangramentos mais tardios, maiores ou menores, entretanto, não são normais. Informe sempre seu médico.

Posso tingir o cabelo durante a gravidez? Muitas mulheres, principalmente as que pintam com frequência, logo pensam como vão cuidar dos cabelos nesse período. Eu mesma tive essa dúvida por ter muito cabelo branco e tenho a necessidade de pintar pelo menos uma vez por mês. Recomenda-se não usar tonalizantes nem tinturas na gravidez, principalmente nos primeiros três meses, quando o bebê está se formando. Esses produtos contêm substâncias químicas que são absorvidas e passam para o bebê. Os únicos permitidos são as tinturas de henna e os descolorantes, e o restante evite enquanto tiver gravida. Existem alguns obstetras que liberam a gestante a pintar os cabelos, outros não permitem, que foi meu caso. Aconselho a conversar com seu médico sobre este assunto, somente ele poderá responder, até mesmo porque existem casos e casos. ok?

Meninas essas são as primeiras dúvidas e se você achou que faltou alguma outra, manda aqui pra gente! : ) E veja também quais os sintomas da gravidez, aqui neste link! Beijos carinhosos.

Fontes: www.pfizer.comwww.gineco.com.brwww.obstetricia.med.br, brasil.babycenter.com, www.tuasaude.com.br

Foto: Shutterstock A tabela foi escolhida de acordo com informações de Obstetras e sites de cálculos da gestação. Caso tenha alguma dúvida pergunte para seu médico.

Compartilhe