2
Fale com a JN Fraldas (11) 3312-4040 | 3777-9090 | (11) 4280-7232 Siga nossas redes sociais

Cuidados com a higiene do bebê

bebe-cuidados-higiene-16047
16 de agosto de 2017
Compartilhe

Especialistas respondem oito perguntas sobre a higiene dos bebês. Tire suas dúvidas!

Comece o banho lavando a cabeça e o rostinho, secando-os em seguida

Foto: Dreamstime

Os cuidados do dia a dia são fundamentais para a saúde do seu bebê. Especialistas tiram as suas principais dúvidas. Confira:

1. Com que frequência devo trocar a fralda do bebê?

Sempre que ela estiver suja, mesmo que apenas molhada. Nos recém-nascidos, a troca precisa ser feita após cada mamada – de seis a oito vezes por dia. Para tirar a sujeira do bumbum, use algodão úmido, sempre limpando de cima para baixo. “Passe cada chumaço apenas uma vez e depois jogue-o fora, para evitar contaminar a genitália com fezes”, ensina Maria Augusta de Freitas, obstetriz, de São Paulo.

2. Como acabar com as assaduras?

Basta trocar a fralda na hora certa. “A assadura é uma irritação na pele causada pelo contato com a urina e as fezes”, explica a enfermeira obstetra Márcia Regina da Silva, de São Paulo. “Limpar o bebê logo que ele faz xixi é mais importante do que encher o bumbum com pomadas”, ressalta. Vale lembrar que esses cremes ajudam a aumentar a resistência da pele.

3. Lenços umedecidos e perfumados podem irritar a pele?

Sim. “Observe se a criança apresenta alguma reação alérgica”, recomenda a neonatologista Nicole Mota Gianini. Se a pele ficar avermelhada, substitua os lenços por chumaços de algodão embebidos em água morna. “A melhor forma de limpar o bumbum do bebê, especialmente quando as fezes estão grudando, é com água e sabão”, destaca. Recorra aos lenços somente em último caso, em trocas de fralda feitas fora de casa, por exemplo.

4. Posso utilizar cotonete para limpar a orelha das crianças?

Desde que não o introduza no ouvido, sim. “Nem os adultos devem retirar a cera acumulada dentro do ouvido. É uma proteção”, diz Márcia Regina da Silva. O cotonete com pontas de algodão é um bom aliado para limpar as dobras e a parte de trás da orelha.

5. Qual é a melhor maneira de desinfetar as coisas do bebê?

Como o pequeno leva tudo à boca, você deve lavar brinquedos e outros pertences com água e sabão. Já mamadeiras e chupetas precisam ser fervidas todos os dias. Um objeto que merece ser faxinado com atenção é a banheira. “O ideal é passar álcool a 70% e não se esquecer de limpar o tubinho de drenagem, que costuma acumular sujeira”, indica Maria Augusta de Freitas.

6. Quando e como devemos iniciar a limpeza dos dentes?

Logo que o bebê nasce. “Limpe o resto de leite da boca do recém-nascido com gaze embebida em água filtrada ou soro fisiológico”, ensina Maria Letícia Ramos Jorge, odontopediatra. Aos dois meses e meio, faça uma limpeza completa na gengiva e no céu da boca, uma vez ao dia, com uma fralda úmida enrolada no dedo. Conforme nascem os dentes, limpe-os com um cotonete molhado. A estreia da escova, com cabeça pequena e cerdas macias, acontece aos 18 meses. Use pouco creme dental – e sem flúor.

7. É necessário usar sabonete para dar banho no bebê?

Sim. “O sabonete é fundamental para a higiene da criança e bem mais necessário do que talcos, xampus e lavandas”, destaca a neonatologista Nicole Mota Gianini. No banho, procure usar um produto neutro, glicerinado e líquido. E só coloque o bebê na banheira depois de limpar seu bumbum com algodão e separar toalha, fralda e roupinha. Não se esqueça de conferir a temperatura da água. “Use o cotovelo para ver se ela está morna”, aconselha Nicole. Prefira ambientes sem corrente de ar e coloque o trocador ao lado da banheira. “O ideal é dar banho no bebê sempre no mesmo horário, de preferência o mais quente do dia”, completa a neonatologista.

8. Como deve ser feita a limpeza do umbigo dos recém-nascidos?

Não há segredo. Segure o coto umbilical e passe na base do umbigo um cotonete embebido em álcool a 70%. “Pode limpar sem medo, pois não dói”, tranquiliza Maria Augusta de Freitas. Depois de faxinar bem a junção do coto com a barriga, passe o cotonete também na parte de cima. E depois deixe que a região se areje. “Nunca tampe o umbigo do bebê com faixas nem coloque moeda”, adverte.

Como dar banho no bebê

· Comece lavando a cabeça e o rostinho, secando-os em seguida. Você pode fazer isso antes mesmo de tirar a roupa e colocar o bebê na banheira.

· Passe o braço esquerdo por baixo das costas do bebê. A mão esquerda segura a cabecinha por trás. A outra mão fica livre para limpar o corpo todo.

· Vire o bebê de bruços, segurando-o pelo peito, para lavar as costas e o bumbum. Enxugue-o e em seguida comece a vesti-lo pela parte de cima do corpo.

Compartilhe