2
Fale com a JN Fraldas (11) 3312-4040 | 3777-9090 | (11) 4280-7232 Siga nossas redes sociais

Como trocar a fralda do bebê

Como trocar a fralda do bebê
15 de março de 2017
Compartilhe

Deve-se trocar a fralda do bebê sempre que estiver suja ou, pelo menos, a cada três ou quatro horas após o final de cada mamada, especialmente nos primeiros 3 meses de vida, porque o bebê normalmente faz cocô depois de mamar.

Conforme o bebê cresce e mama menos de noite, é necessário diminuir a frequência das mudas da fralda, trocando apenas quando estão sujas, especialmente durante a noite para garantir que o bebê consegue criar uma rotina de sono.

Assim, a última fralda deve ser trocada entre as 23 horas e a meia-noite, após a última refeição do bebê.

Material necessário para a trocar a fralda do bebê

Para trocar a fralda do bebê deve-se começar por juntar o material necessário, que inclui:

  • 1 fralda limpa (descartável ou de pano);
  • 1 bacia com água morna
  • 1 toalha;
  • 1 saco para o lixo;
  • Compressas;
  • 1 creme para assaduras;

As compressas podem ser substituídas por pedaços de algodão ou por toalhetes próprios apra limpar o bumbum do bebê, como Dodot ou XXX, por exemplo.

Passo a passo para trocar a fralda do bebê

Antes de trocar a fralda do bebê é importante lavar as mãos e de seguida:

Retirar a fralda suja do bebê

  1. Deitar o bebê em cima de um fraldeiro, ou de uma toalha limpa sobre uma superfície firme, e retirar apenas a roupinha da cintura para baixo;
  2. Abrir a fralda suja e levantar o bumbum do bebê, segurando pelos tornozelos;
  3. Retirar o cocô do bumbum do bebê, utilizando uma parte da fralda suja, num movimento único de cima para baixo, dobrando a fralda ao meio debaixo do bebê com a parte limpa para cima, como mostra a primeira imagem.

Limpar a região íntima do bebê

Limpar a região íntima com as compressas molhadas em água morna, fazendo um movimento único na direção do genital para o ânus, como mostra a segunda imagem;

  • Na menina: recomenda-se limpar uma virilha de cada vez e depois limpar a vagina em direção ao ânus, sem limpar o interior da vagina
  • No menino: deve-se começar por uma virilha de cada vez e depois limpar o pênis e os testículos, terminando no ânus. Nunca se deve de puxar o prepúcio para trás pois pode machucar e provocar fissuras.

Jogar cada compressa no lixo após 1 utilização para evitar sujar locais que já estão limpos;

Secar a região íntima com uma toalha ou fralda de pano.

Colocar uma fralda limpa no bebê

  1. Colocar uma fralda limpa e aberta debaixo do bumbum do bebê;
  2. Colocar um creme para assadura, caso seja necessário;
  3. Fechar a fralda fixando ambos os lados com as fitas adesivas, deixando-a por baixo do coto umbilical, caso o bebê ainda o tenha;
  4. Vestir a roupinha da cintura para baixo do bebê e lavar novamente as mãos.

Após trocar a fralda é recomendado confirmar se está bem justa ao corpo do bebê, colocando um dedo entre a pele e a fralda para garantir que não está demasiado apertada.

Como colocar fralda de pano no bebê

Para colocar a fralda de pano moderna no bebê, deve-se seguir os mesmos passos da fralda descartável, tendo o cuidado de colocar o absorvente dentro da fralda de pano e ajustar a fralda de acordo com o tamanho do bebê.

As fraldas de pano modernas são mais ecológicas, econômicas, apesar do investimento ser maior no início, e reutilizáveis, além de diminuírem as chances de assaduras no bebê e de poderem ser utilizadas em outros filhos.

Fonte: Tua Saúde

Compartilhe